terça-feira, julho 2, 2024
Educação

5 Técnicas de Aprendizagem | Torne-se o mais inteligente da sua turma 

É difícil para você memorizar o que você estuda? Nós temos a solução para você! Hoje, mostraremos as técnicas de aprendizado mais eficazes para lembrar o que você lê. Assim, você pode se safar de um exame ou de qualquer situação que o obrigue a falar em público. 

De antemão, antecipamos que a chave está na frase ”a repetição é a mãe da retenção”. Mas você precisa fazer mais do que apenas repetir, e vamos dizer isso nessas 5 técnicas e estratégias de aprendizado. Bora ver como é isso! 

Coloque em prática essas 5 técnicas de aprendizado e tire a melhor nota da sua turma! 

Às vezes, reter informações pode ser difícil e, se acontecer antes de um grande exame, é ainda pior. Mas não se preocupe, com essas 5 técnicas de aprendizado isso não será mais um problema. Pronto para quais são? 

1. Técnica de aprendizado de Active Recall 

A primeira das técnicas de aprendizagem e, sem dúvida, a mais importante é a active recall. Você já ouviu falar dela? Bem, traduzindo fica “memória ativa“. Essa estratégia consiste em tentar recuperar as informações que temos armazenadas em nossas mentes. 

A teoria menciona que quanto mais esforço nosso cérebro fizer para buscar determinada informação, mais ela será lembrada. Claro, é uma das técnicas e estratégias de aprendizagem que requer muita força mental. 

Um estudo realizado em 2011 constatou que um aluno que usa a active recall. obtém melhores resultados do que aquele que lê repetidamente ou faz um mapa mental. Isso provou que é uma das técnicas de aprendizagem em sala de aula mais eficazes. 

Como colocar em prática? 

  • Leia todas as informações que você precisa memorizar e escreva algumas perguntas sobre isso. Então, com o livro fechado, responda às perguntas apenas com o que você tem em mente. Não vale fazer consultas! 
  • Talvez você se lembre de quando sua mãe costumava perguntar sobre as aulas da escola. Bem, esta é uma técnica de aprendizado que você também pode usar. Depois de ler o tópico, recite um resumo para outra pessoa ou para si mesmo. 
  • Se você adora fazer anotações, siga o que indica a técnica de active recall: faça suas anotações apenas com o que está em sua mente, sem folhear os livros! 

2. Técnica de aprendizagem da Spaced Repetition 

Outra técnica de aprendizagem em sala de aula que todos devemos aplicar é o método da Spaced Repetition. Embora, antes de colocar em prática, devemos saber como funciona nossa memória para ver por que é tão eficaz. 

Se você estudar algo pela primeira vez, depois de 5 horas, você pode se lembrar um pouco do assunto. e, se você deixar passar 3 dias, pode não saber mais nada sobre o que leu. No entanto, quando você revisar no dia seguinte ao estudo, levará mais tempo para esquecer a informação. 

Desta forma, você interromperá o que é conhecido como curva do esquecimento. Em resumo, esta é uma das técnicas de aprendizagem que se baseia em repetir a informação, deixando um bloco de tempo para que o tema fique “guardado” por mais dias. 

Como colocar em prática? 

  • Se você tem prova em 1 semana, o ideal seria estudar hoje. Em seguida, leia o tópico em 2 dias. Por fim, 1 dia antes da prova, faça uma revisão final para que as informações fiquem mais bem registradas. 
  • Use uma tabela ou quadro-negro e anote os tópicos que você deve estudar. De um lado, indique as datas em que você deve revisá-los, sempre deixando um espaço de tempo entre cada sessão. Não se esqueça de revisar! 

3. Técnica de aprendizagem Pomodoro 

Essa é uma das técnicas de aprendizado perfeitas se você for uma daquelas pessoas (como nós) que luta com o tempo que passa procrastinando. A técnica Pomodoro foi idealizada por Francisco Carrillo na década de 1980. 

É uma das técnicas e estratégias de aprendizado que se baseia no uso de um cronômetro para dividir intervalos fixos de tempo de estudo chamados pomodoros. A estratégia de aprendizagem gasta 25 minutos em uma atividade e depois uma pausa de 5 minutos. 

Como colocar em prática? 

  • Escolha o assunto que você vai estudar. 
  • Defina o cronômetro para parar após 25 minutos. 
  • Concentre-se intensamente na tarefa até o cronômetro disparar. 
  • Se surgirem distrações, anote-as em um pedaço de papel e trate-as mais tarde. 
  • Escreva em um caderno que você completou o primeiro pomodoro. 
  • Faça uma pausa de 5 minutos. 
  • Repita o processo e faça pausas até adicionar 20 minutos. 

Curiosidade: o nome dessa técnica de aprendizado se deve ao fato de que o cronômetro de cozinha que Francisco Carrillo usava tinha o formato de um tomate e “pomodoro” é como a fruta é chamada em italiano. 

4. Técnica de aprendizado de Cornell notes 

Essa estratégia foi criada por Walter Pauk, professor de educação da Cornell University. É uma das técnicas de aprendizagem baseadas em fazer anotações de forma organizada e planejada. 

Com o método Cornell notes, o objetivo é evitar frases longas e substituí-las por palavras-chave e perguntas. É uma das melhores técnicas de aprendizagem em sala de aula para os alunos onde o conhecimento obtido é aplicado imediatamente. 

Como aplicar Cornell notes, exemplos? 

  • Dívida uma folha de papel em branco em 2 colunas. A do lado direito deve ter o dobro da largura da outra, pois é para as notas. Devem ser frases objetivas e curtas que façam sentido para o texto. 
  • No lado esquerdo, você deve anotar as perguntas e palavras-chave. Antes de passar muito tempo, reveja as notas e formule as questões de estudo. 
  • No final da folha, deixe um espaço onde você vai escrever um resumo do que aprendeu levando em consideração as notas e perguntas do texto. 

5. Técnica de aprendizagem Leitner 

Por fim, temos uma das técnicas de aprendizagem que consiste em fazer fichas de estudo. O sistema Leitner de memorização foi criado pelo psicólogo Sebastien Leitner, que estudou todas as técnicas e estratégias de aprendizado até encontrar a mais eficaz. 

A técnica de estudo do cartão de memória é baseada na revisão para reforçar os conhecimentos adquiridos. É uma das técnicas de aprendizado mais divertidas em sala de aula e, para realizá-la, você só precisa de cartolina ou papel, uma caneta e 4 caixinhas. 

Como colocar em prática? 

  • Com base em um tópico ou informação que você precisa memorizar, crie uma série de perguntas. 
  • Recorte vários cartões do mesmo tamanho e, de um lado, escreva as perguntas. 
  • No verso, escreva as respostas. 
  • Crie um suporte para as caixas e decore-as. 
  • A primeira caixa é para os cartões que você deve revisar todos os dias. A segunda de cada semana. A terceira a cada 15 dias e a quarta a cada mês. 
  • Se, quando chegar o dia da revisão, você perceber que não se lembra de nada sobre um cartão, deverá colocá-lo de volta na primeira caixa. 

Bem, agora você conhece as 5 técnicas de aprendizado mais eficazes. Com isso, é só parar de perder tempo e trabalhar! Porém, se você quiser dar um toque mais ousado à sua vida de estudante, teste suas técnicas de aprendizado estudando no exterior. 

Parece loucura, mas também é muito empolgante, porque, de certa forma, estudar em outro país é como tirar férias. Ficou animado? Se permita a dar o salto na sua vida, faça isso com os nossos amigos da Smart Travel Intercâmbios que te proporcionarão experiências incríveis no exterior! 

Confira as oportunidades de estudo no Canadá, Espanha, Malta, Irlanda, Austrália, Dubai, Estados Unidos e Nova Zelândia!