domingo, julho 7, 2024
Cultura

Festivais no Japão | Conheça as 10 comemorações mais importantes 

Na terra do anime, do sushi e do samurai há muito mais do que isso. É um país pequeno em território, mas imenso em cultura e tradição, e é um dos melhores para se viver. Por isso, e para conhecê-lo melhor, vamos falar sobre os 10 festivais mais importantes do Japão. Não perca! 

Os 10 festivais no Japão que vão fazer você se apaixonar 

O calendário anual no país das gueixas está sempre repleto de atividades. Você sabia que algumas das datas mais importantes que os japoneses comemoram são, por exemplo, o Dia do Verde, dedicado à natureza, ou o Dia da Cultura? 

Certamente a palavra matsuri soa familiar para você, pois é a palavra japonesa para festivais. Mas a lista seria longa demais para falar de todos os festivais do Japão e suas datas importantes. 

Por isso, apresentamos as 10 festas mais representativas da terra do sol nascente. Conheça-os e apaixone-se pelo Japão! 

Shōgatsu, o Ano Novo no Japão 

Assim como o Natal no Japão, o Ano Novo também é comemorado no estilo ocidental em termos de datas. No entanto, os japoneses recebem o ano com atividades um tanto diferentes. O dia 1º de janeiro é conhecido como ganjitsu e na véspera os templos budistas se abrem para pedir prosperidade. 

Faz parte dessas festividades o grande desfile Kitsune no Gyoretsu, no qual os participantes se vestem de raposas e carregam uma tocha de papel. Este desfile vem da lenda de que, onde fica Tóquio agora, as raposas costumavam se reunir para comemorar o ano novo. Você teria coragem de desfilar? 

Yuki Matsuri ou Festival de Neve 

Sapporo é uma cidade na ilha de Hokkaido, no norte do Japão. No início de fevereiro acontece um dos festivais mais peculiares do Japão, que reúne cerca de dois milhões de pessoas por ano, quase o mesmo número de habitantes. 

No Yuki Matsuri, que data antes da Segunda Guerra Mundial, chamam a atenção as colossais esculturas de gelo de várias figuras e estruturas que podem atingir até 15 metros de altura. 

Além disso, há um concurso em que essas estruturas participam e vários países estrangeiros também fazem parte deste grande evento de inverno, como Canadá, Alemanha e Austrália. 

Hinamatsuri 

Também conhecida como Festa das Bonecas, é a celebração do bem-estar das meninas e da feminilidade em geral. Seu dia é 3 de março e é celebrado em todo o país. A principal atividade que você notará são os altares montados em cada casa com bonecas de porcelana vestidas com trajes tradicionais. 

As bonecas costumam ser caras, então geralmente são relíquias de família ou presentes muito especiais quando “é uma menina!”. A tradição diz que o altar deve ser desmontado assim que terminar o Hinamatsuri ou a menina terá problemas para se casar. Será mesmo? 

Kanamara Matsuri 

Com certeza um dos festivais mais inusitados do Japão e do mundo que você vai ver, principalmente se for o de Tóquio e Kawasaki, onde acontece no primeiro domingo de abril. O nome em português lhe dará uma pista do porquê: A festa do pênis. Mas não se deixe levar pelas aparências. 

Embora existam muitos objetos em forma de pênis, como altares, doces e lembranças, o principal objetivo deste feriado é o desejo de fertilidade e uma vida sexual satisfatória. Por isso a participação da comunidade LGBTI+ é muito significativa. 

Hana Matsuri ou aniversário de Buda 

O nome oficial é Kanbutsue, mas para os amigos é Hana Matsuri. É o aniversário do fundador do budismo, uma das religiões mais populares na terra do sol nascente. Na verdade, por ser um feriado religioso, não consta no calendário oficial japonês, mas ainda é popular. 

O dia do santo é 8 de abril e a tradição, embora bastante moderada, é muito difundida, principalmente entre os budistas, claro. Aqui é costume “banho Buda” com chá doce de hortênsia, chamado Amachá, para bons prenúncios. 

Aoi Matsuri 

Este é um dos três festivais mais importantes do Japão, juntamente com Gion Matsuri e Jidai Matsuri. O Festival dos Gerânios, como é chamado em português, é comemorado em 15 de maio em Kyoto. Especificamente nos santuários Kamo. 

É constituída por duas atividades principais: a procissão, encabeçada por um mensageiro imperial seguida de carroças, bois, cavalos e cerca de 600 pessoas. E por outro lado, há os rituais nos santuários. Outra personagem principal, além da mensageira imperial, é a Saio-Dai, mulher que mantém a pureza do ritual e representa o imperador. 

Gion Matsuri 

O Gion Matsuri é outro dos festivais mais famosos do Japão, realizado em Kyoto durante o mês de julho. As atividades são muito diversas e grandiosas, por isso passar despercebido não é uma de suas características. 

As datas mais emblemáticas são 14, 15 e 16 de julho, noites de Yoiyama, 17 de julho com o desfile de carros alegóricos principais e 24 de julho com o desfile de Hanagasa. Você pode se surpreender com os carros alegóricos ou, melhor ainda, subir em um deles! 

Festival Tenjin

Este festival é realizado em Osaka nos dias 24 e 25 de julho de cada ano. Aqui, o deus da aprendizagem, Tenjin, consagrado no Santuário Tenmangu, é adorado. Ele é conhecido por boa saúde e prosperidade financeira. 

O que mais se destaca no Festival de Tenjin são os trajes históricos e os barcos decorados com luzes que se refletem no rio Okawa em Osaka, que deslumbra até mesmo um cego. Além disso, você pode aproveitar o show de fogos de artifício no final do festival. 

Jidai Matsuri 

Completando a trilogia dos festivais mais famosos do Japão está o Jidai Matsuri. Tradução? O Festival das Eras ou épocas. Quando? Em 22 de outubro e é outro favorito junto com o Gion Matsuri. Tem um legado mais histórico, desde as origens japonesas até a era Meiji. 

Nos mais de 4 km do percurso, os participantes carregam oferendas em forma de templos em miniatura e se vestem de samurais, nobres, plebeus e personagens representativos. Eles correm do centro de Kyoto até o Santuário Heian. Você já pode imaginar a grande atração turística que o Jidai Matsuri significa. 

Festival Noturno de Chichibu 

De 1 a 6 de dezembro, na cidade de Saitama, é celebrada uma das festas do Japão que conquistou o merecido lugar como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. Tem 300 anos de história e isso se reflete em seus deslumbrantes carros alegóricos. 

Aliás, o toque especial desta festa são as tochas de papel que iluminam e decoram os carros alegóricos, que são maioritariamente de dois tipos. Um santuário portátil e os carros alegóricos em forma de guarda-chuva, também chamados de kasabokos. Adicione a isso os fogos de artifício para coroar o show de luzes. Um sonho. 

Nada melhor do que viajar, sozinho ou em companhia, para descobrir novas culturas e conhecer novas pessoas enquanto aprende mais sobre o mundo. O Japão é sinônimo de fantasia, tradição e cultura. 

Você já conhece o Japão? Ou você está morrendo de vontade de ir e experimentar a verdadeira aventura de viver no exterior? Deixe-nos saber qualquer que seja o caso. Adoramos saber que você nos lê.