domingo, julho 7, 2024
Educação

Viver no exterior – Vantagens de ir estudar um ano em outro país

Você sonha em morar no exterior? Bem-vindo ao clube! Há cada vez mais pessoas que procuram tentar a sorte em terras desconhecidas. E chega um momento em que sair da nossa zona de conforto é a única maneira de ganhar perspectiva e definir um rumo.

Na Estuda Mundo queremos motivá-lo a viver a experiência de passar umas férias no exterior. Portanto, apresentaremos algumas das vantagens de fazer isso e os passos que você precisa seguir para alcançá-lo. Além disso, explicaremos porque estudar é a maneira mais fácil de morar no exterior. Junte-se a nós! 

Como viver um ano no exterior 

O primeiro passo para morar em outro país é estar pronto e determinado a mudar de vida, viver uma aventura incrível, fazer mil amigos e melhorar seu currículo. Algo parece difícil para você? Não para nós. 

Agora, para continuar sua aventura você precisa de um plano de ação bem-organizado. Para prepará-lo, observe os cinco passos básicos a seguir para viver, estudar e trabalhar no exterior por pelo menos um ano. 

Decida a experiência que você deseja viver no exterior 

Antes de mais nada, faça uma pausa para responder a estas perguntas: quanto tempo vou morar no exterior? Quero tirar férias acima de tudo? Vou estudar inglês e melhorar meu nível? Tenho interesse em fazer um curso técnico ou ingressar em uma pós-graduação? 

Com as respostas você definirá qual experiência melhor atende aos seus desejos e necessidades. Você pode sair de férias e conseguir um emprego para financiar suas aventuras. Ou talvez seja melhor se concentrar em estudar no exterior e trabalhar meio período para avançar em sua carreira profissional. 

Escolha o país ideal para atingir seus objetivos 

Depois de decidir o que procura ao morar no exterior, você deve escolher o melhor lugar para atingir seus objetivos. Pesquise quais são os melhores países para estudar inglês, por exemplo. Consideremos aqueles que têm prestígio devido ao seu sistema educacional e às universidades. 

Se pretende trabalhar durante a sua estadia, procure quais países permitem que estrangeiros trabalhem e estudem e em que condições. Selecione entre aqueles com economias fortes e baixo desemprego. Não se esqueça também de identificar os países com melhor qualidade de vida do mundo. 

Faça um plano e economize de verde 

Chegou a hora de você planejar ações concretas para atingir seu objetivo. Você terá que decidir, por exemplo, como deixar o emprego ou pedir licença. Você também pode precisar tirar certificações para suas habilidades profissionais e proficiência em inglês. 

E se você não tiver apoio financeiro, sua principal preocupação será como conseguir o dinheiro para cobrir suas despesas de viagem e de vida. Calma! Este desafio não é intransponível. Para soluções, dê uma olhada em nossas dicas para economizar dinheiro rapidamente e viajar barato. 

Tire o visto certo para morar no exterior 

Das decisões que você toma, o processo de visto é sem dúvida o que exigirá mais atenção. Este documento determinará as condições que você deve observar para morar no exterior. Entre eles destacam-se o tempo de permanência, a possibilidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, a permissão para sair e retornar ao país. 

Normalmente, com um visto de estudante, você só poderá trabalhar meio período se fizer cursos profissionalizantes ou universitários. Por outro lado, os vistos de turismo e trabalho, Trabalho e Férias, dão-lhe a opção de conseguir um emprego a tempo inteiro. Acesse a seção estudar e morar no exterior se quiser saber como conseguir esses vistos em cada país. 

Compre sua passagem e embarque em uma aventura 

Você conseguiu o visto? Parabéns! Você está às portas de uma aventura que pode mudar o rumo da sua vida. Resta conhecer os detalhes técnicos, como comprar passagens aéreas com antecedência e arrumar a bagagem com as 10 coisas básicas para levar em uma viagem. Também não se esqueça destes 10 mandamentos para cumprir antes de viajar. 

Assim que chegar ao destino, vamos viver a aventura! Recomendamos conseguir acomodação em um hostel enquanto você encontra um lugar para alugar. Você também deve começar a procurar emprego e se adaptar o mais rápido possível à sua nova situação. 

Vantagens de morar no exterior 

Neste ponto, você pode se perguntar novamente por que é uma boa ideia passar algum tempo em outro país. Já falamos sobre a importância de viajar para mudar a forma como você vê o mundo e ter experiências incríveis. Agora, queremos que você veja conosco as vantagens que morar no exterior vai te trazer. 

Você conhecerá lugares incríveis e fará amigos 

A primeira coisa que queremos quando viajamos para o exterior é conhecer lugares incríveis e conviver com pessoas interessantes. Vamos admitir! Morar fora do país de origem é a melhor opção para saciar o apetite insaciável pelo novo que nós, almas aventureiras, temos. 

Além disso, podemos fazer amigos no exterior. Isto é muito bom, mas também ideal para construir uma rede internacional de contatos. Você verá que esta ferramenta será inestimável no futuro. 

Você ganhará confiança em si mesmo 

Ficar dentro do que é conhecido pode nos levar a desanimar diante de novos desafios. Em contrapartida, enfrentar novas situações quando vivemos no exterior, obrigar-nos a ter confiança nas nossas capacidades para as enfrentar. 

Você falará inglês fluentemente…finalmente! 

Esqueça aqueles cursos de inglês chatos. Ao passar um tempo em um país anglo-saxão, você terá uma experiência incomparável de imersão linguística. Isso significa que você pode aprender inglês com o melhor método: convivendo entre falantes nativos. 

Como se não bastasse, nossos amigos da Smart Travel Intercâmbios conectam você com cursos intensivos ou de preparação para se certificar neste idioma. Você pode aproveitá-los como complemento de seus cursos ou trabalhos. Isso permitirá que você aproveite ao máximo suas aulas e abra as portas para melhores opções de emprego. 

Você voltará para casa com um currículo invejável 

Imagine que, ao voltar para casa, você concorra a um emprego exibindo um certificado de inglês obtido no Canadá. Em vez disso, outros candidatos mostrem diplomas de escolas locais. Quem você acha que o recrutador irá preferir neste momento? E se a isto somarmos um diploma de uma instituição estrangeira de prestígio...várias portas se abrirão para você! 

Você verá um futuro mais promissor 

Pode parecer banal, mas depois de viver no exterior a sua percepção do mundo realmente muda. Quem já viveu sabe disso! A sua opinião sobre a sociedade, a natureza, a economia, o trabalho…tudo é enriquecido. Você para de ver as coisas em preto e branco. O futuro parece mais promissor. 

Os melhores lugares para morar no exterior 

Já conversamos muito sobre morar, estudar e trabalhar no exterior, mas talvez você ainda não tenha ideia de qual país escolher para começar sua aventura. Não se preocupe! Temos uma seleção de cinco países prontos para você. Todos eles se destacam pela oferta variada de empregos, instituições reconhecidas e alta qualidade de vida. Confira! 

Nova Zelândia 

No extremo sul do planeta, a Nova Zelândia, o chamado país kiwi, brilha no meio do Pacífico com seus lagos azul-turquesa, montanhas cobertas de neve, fiordes e centenas de lugares para ver. Suas cidades limpas e pacíficas não ficam muito atrás. 

Nesta esplêndida ilha, a Smart Travel preparou experiências para você estudar inglês em Queenstown, ou fazer cursos profissionalizantes de administração e educação infantil, em Auckland

Canadá 

No outro extremo do globo, o Canadá é mais do que gelo e neve. Você pode andar de caiaque em lagos, explorar florestas e escalar montanhas. Claro, as estações de esqui são diversas e os locais para visitar são muito variados. Você não se cansará de conhecer suas cidades mais importantes

Para viver ao máximo a experiência canadense, não hesite em considerar cursos de inglês em Toronto, programas vocacionais para negócios e hotelaria em Vancouver e até mesmo a possibilidade de obter residência no país após concluir um mestrado

Austrália 

Além de uma biodiversidade incomparável, a Austrália abriga praias com quilômetros de extensão onde você pode surfar, tomar sol, relaxar e descobrir uma cultura diferente. O que você acha de estudar inglês e trabalhar em Melbourne? Você prefere estudar marketing em Brisbane ou se tornar instrutor de surf na Gold Coast? Confira as experiências que a Smart Travel Intercâmbios criou! 

Irlanda 

Ela que já se tornou uma das opções tradicionais para brasileiros estudarem inglês, há vários anos a Irlanda se transformou em um destino preferencial para este tipo de cursos. E o pequeno país combina desenvolvimento económico, qualidade de vida, legado de cidades muito antigas e espaços naturais. Não deixe de conferir essa alternativa para aperfeiçoar seu inglês em Dublin

Espanha 

Espanha é famosa em todo o mundo pelas suas capitais vibrantes, cheias de cultura e história, bem como pelos seus destinos cativantes para ver. Mencionemos apenas a Costa Brava, as florestas bascas e o legado árabe. 

No entanto, também está emergindo como um epicentro para o estudo das carreiras STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

Estudar e viver no exterior 

Na Estuda Mundo temos a convicção de que, para quem vai morar no exterior pela primeira vez, o melhor é optar por um curso profissionalizante ou universitário. Em segundo lugar, existe a opção de trabalhar a tempo parcial. Damos-lhe as nossas razões: 

  • Você se prepara para um mercado de trabalho competitivo; 
  • Você adquire o domínio necessário do inglês naturalmente; 
  • Você volta para casa com certificados e diplomas de validade internacional; 
  • Você obtém experiência de trabalho reconhecidas mundialmente; 
  • Você pode ganhar dinheiro estudado e trabalhando no exterior e economizar para quando retornar. 

Inscreva-se em um programa de estudo 

O requisito essencial para ter acesso a esta experiência, pelo menos nos países que mencionamos, é ser aceite por uma instituição reconhecida. Depois de ter essa garantia, você deverá arcar com os custos de inscrição e credenciamento do nível de inglês. Recomendamos que você reveja as ofertas educacionais e opte por uma das carreiras universitárias do futuro. 

Tire um visto de estudante 

O Visto de Estudante é um requisito universal para estudar no exterior. Geralmente, é emitido para estudantes que foram aceitos por uma instituição e demonstram proficiência em inglês. No entanto, cada país impõe condições um pouco diferentes: 

  • Nova Zelândia. O Visto de Estudante permite que você estude em tempo integral na Nova Zelândia por um período mínimo de 4 meses até 4 anos. Você pode trabalhar até 40 horas em duas semanas, desde que faça um curso de pelo menos 14 semanas. 
  • Austrália. O Visto de Estudante Australiano foi desenvolvido para fazer cursos na Austrália por até cinco anos. Dá a você a opção de trabalhar no máximo 20 horas semanais e em período integral nas férias. 
  • Canadá. O visto para estudantes estrangeiros no Canadá permite que você estude e trabalhe ao mesmo tempo (até 20 horas por semana). A condição é que não sejam cursos de inglês, o que é proibido. 
  • Irlanda. O governo da Irlanda não exige visto especial para estudar na maioria dos países. Se você é brasileiro e se o curso durar mais de três meses, você deverá fazer o processo de retirada do visto já em solo irlandês. 
  • Espanha. Se você fizer um curso com duração inferior a três meses, poderá fazê-lo com seu visto de turista. Para períodos maiores, você deverá tirar um visto de estudante se o curso durar mais tempo. 

Encontre acomodação para morar no exterior 

Para nós o melhor é ficar os primeiros dias em um hostel. Depois da sua chegada você deve alugar um quarto em apartamento compartilhado com colegas de quarto. As tarifas são pagas mensalmente ou semanalmente. Você também pode optar pela opção homestay, que consiste em morar na casa de uma família local. 

Conseguir um emprego no exterior 

Ao procurar acomodação, você deve marcar compromissos de trabalho para conseguir uma. Não se esqueça que uma atitude entusiástica e determinada é essencial para persuadir os empregadores. Não despreze os empregos online oferecidos aos freelancers. Para conhecer o terreno, já pode consultar estes quadros de empregos na web. 

Como você verá, organização, determinação e perseverança são fundamentais para viver no exterior, estudando e trabalhando. Embora possam surgir mil e um obstáculos ao longo do caminho, mais cedo ou mais tarde você conseguirá superá-los se estiver determinado a empreender esta aventura. 

Por enquanto, o ideal é que você escolha um destino e comece a se planejar em torno dele. Se precisar de suporte, lembre-se que na Smart Travel Intercâmbios eles estão prontos para ajudá-lo com conselhos gratuitos de especialistas. Não hesite em contatá-los! E não deixe de nos ler, pois continuaremos publicando o melhor conteúdo sobre viagens. Até logo!