quinta-feira, julho 4, 2024
Trabalho

Medo de falar em público | 8 técnicas que vão mudar sua vida completamente 

Sudorese, tremor na voz, rubor, dar branco. Se você tem medo de falar em público, sabe do que estamos falando. 

O que você sofre é uma fobia, isto é, um medo irracional. Quando você tem que falar na frente de outras pessoas na escola ou no trabalho, fica claro que sua vida não corre perigo. Mas seu corpo parece acreditar no contrário. 

A glossofobia afeta muito mais pessoas do que você pensa. O que acontece é que muito poucos falam sobre isso, e muito menos se atrevem a fazer algo a respeito. No entanto, viver com medo não é uma opção! Então arregace as mangas e tome nota dessas 8 técnicas para falar em público. 

Como perder o medo de falar em público? 

1. Pergunte na padaria se vendem serras 

Deixe claro que ninguém espera que você supere isso de um dia para o outro. Se você tem medo de altura, não recomendamos o paraquedismo no primeiro dia. 

Como qualquer fobia, é conveniente ir aos poucos. Por exemplo, tente fazer papel de bobo em doses homeopáticas: 

  • Vá a uma padaria e pergunte se vendem serras. 
  • Finja tropeçar enquanto caminha pela rua. 
  • Ou caia da cadeira durante uma reunião de família. 

    Faça isso e verá que nada é tão sério quanto você pensava. Não há nada a temer. 

Por fim, se você tiver que fazer uma apresentação no trabalho, comece derrubando um copo propositalmente e invente algo engraçado para dizer. O humor é uma ótima maneira de quebrar o gelo. Além disso, o mundo já sabe como são os millennials no trabalho.? 

2. Ele estuda mais que Hermione 

O maior medo costuma ser o “dar branco”. No entanto, se você souber muito sobre o assunto que está discutindo, sempre terá algo a dizer, e provavelmente é algo muito interessante! 

Experimente diferentes técnicas de estudo e fique com aquela que funciona melhor para você. O objetivo é que você conheça a estrutura da sua exposição e a ordem dos temas. 

Você não encontrará melhor conselho sobre como falar em público sem estresse do que ser muito claro sobre o que vai dizer. Escreva tudo no papel, do jeito que você quer dizer

3. Faça amizade com o espelho 

Depois de anotar tudo, é hora de praticar. Pegue o texto e leia-o várias vezes. 

Depois, faça na frente de um espelho ou, melhor ainda, grave-se com o celular. Brinque com suas expressões e sua linguagem corporal. 

Quando tiver feito isso várias vezes, faça uma pontuação dos temas principais e tente dizer a mesma coisa, mas com suas próprias palavras. Anote as partes em que você se enroscou e tente novamente. 

Você pode pensar que ser um bom orador é inato, mas na verdade não é. Atrás de toda boa exposição há muitas horas de prática. 

4. Pare de se levar tão a sério

Bem, aqui vamos ficar um pouco filosóficos. É engraçado, mas as pessoas que têm medo de falar em público costumam combinar baixa auto-estima com grande egocentrismo. 

Como seria isso? Por um lado, acreditam que não são capazes de fazer bem as coisas. E por outro, acreditam que os outros se importam. 

Mas considere o seguinte, quanto tempo você gasta pensando nos outros? Então, por que você acha que os outros vão pensar tanto de você? 

Existem pessoas que fizeram coisas terríveis na televisão e foram vistas por milhões de pessoas, e o mundo continuou girando e ninguém pensa mais nelas. 

Se você estragar tudo, ninguém vai falar sobre isso e se o fizerem, não será por mais de 5 minutos. A vida continua, você não é o centro do mundo. 

5. Imagine que seu público está nu 

Ao expor seu tópico, não fale para o público em geral. Não olhe para o teto, para o chão ou para a multidão. 

Em vez disso, faça contato visual e fale com cada pessoa em particular. Se você tiver um amigo ou conhecido na platéia, dirija-se a ele em particular. Se nada disso funcionar, tente o clássico imaginando que seu público está nu. 

6. Fale sobre isso 

As pessoas que têm glossofobia não costumam falar sobre isso, muito menos procurar técnicas de falar em público. Por alguma razão, é uma fobia que causa vergonha e é difícil de aceitar. 

No entanto, você certamente falaria sobre isso se tivesse outra fobia igualmente absurda, como palhaços, água, número 13, gatos, frio extremo, escuro… Existem todos os tipos de fobias, mas o medo de falar em público é, nesse sentido, especial. 

Você deve quebrar essa barreira. Sua fobia é tão valiosa quanto qualquer outra, e o poder terapêutico da palavra é inquestionável, seja com um amigo ou um psicólogo. 

Fale sobre isso, e fale muito sobre isso. Você logo verá que o que parecia impossível de superar não era tão grave. 

7. Visualize o sucesso 

Você já ouviu falar na expressão “profecia autorrealizável”? Isso é basicamente o que acontece quando você pensa negativo. 

Você pensa tanto que vai ter medo de falar em público e que não vai conseguir fazer sua apresentação, que acaba acontecendo. Ou você acha que Michael Jordan saiu para jogar a final da NBA pensando que iria perder? 

A penúltima das técnicas de falar em público tem a ver com a visualização do sucesso. Imagine o sucesso, e eventualmente acontecerá. E lembre-se, ninguém espera que você explique o significado da vida em sua apresentação. 

8. Viaje! 

Se você sente que não consegue sair do papel de “a pessoa que tem medo de falar em público”, viajar resolverá o problema. Quando você viaja, você não apenas cruza fronteiras. 

Portanto, não tenha medo de tirar um ano sabático e partir para uma aventura em outro país. Esta experiência vai ajudá-lo a ganhar confiança e, por que não, a reinventar-se num ambiente completamente novo. 

Além disso, você pode experimentar todas essas técnicas de que falamos enquanto faz um curso no exterior. 

Tenha em mente esta ideia, que pode relaxá-lo: seus professores e colegas serão pessoas completamente novas para você e você nunca mais precisará vê-los. Não podemos pensar em uma configuração melhor para experimentar o novo você. 

Aqui deixamos ideias do que você pode estudar. Essas são apenas algumas das dezenas de experiências que nossos amigos da Smart Travel têm, especialistas em procedimentos, vistos e cursos no exterior. 

Se você tiver dúvidas, não tenha medo de escrever para eles, eles são de nossa total confiança.