domingo, julho 7, 2024
Viagens

Viajar sozinho | Dicas e vantagens de sair da zona de conforto 

Você ama viajar? Por isso, damos te dar as boas-vindas ao nosso clube porque adoramos entrar e sair de um avião para descobrir destinos incríveis. Às vezes gostamos de viajar em grupo mas, com o tempo, descobrimos que viajar sozinho é uma experiência imbatível. Você verá que não precisa de um grupo enorme de amigos para curtir uma boa viagem. 

Se você acha estranho viajar sozinho ou não tem coragem, é porque ainda não descobriu as vantagens de viajar o mundo sozinho e há destinos muito mais gostosos de se visitar sozinho. Sabemos que viajar pode ser intimidador se você não estiver acostumado; ainda mais, se você decidir fazer isso sozinho. Por isso, preparamos algumas dicas e conselhos que vão te ajudar a fazer uma viagem inesquecível. 

Quando terminar de ler, conta pra gente o que achou e se já viajou sozinho. Compartilhe sua experiência para inspirar outras pessoas a seguirem seus passos!? 

Vantagens de viajar sozinho 

Escolha o destino que deseja 

Um dos desafios ao viajar em grupo é a escolha do destino, pois alguns preferem a praia enquanto outros preferem escalar montanhas. É nessas situações que viajar sozinho se torna a melhor opção. Por quê? Bem, você tem a liberdade de ir para onde quiser e mudar de planos sem preocupar os outros com sua indecisão. Claro, é importante evitar comprar passagens ou fazer reservas antecipadas para não correr o risco de perder dinheiro.

0 comentários 

Você pode sair da rotina, tentar fazer coisas diferentes do que está acostumado. Por exemplo, você é daqueles que gosta de usar roupas extravagantes ou fora do comum e tem pessoas ao seu redor que o criticam por isso? Não se preocupe! Durante sua jornada solo você se sentirá mais livre de críticas, para fazer e vestir o que quiser, desde que se sinta confortável e estilosa. 

Vá para onde quiser e quando quiser 

Viajar sozinho significa que você pode organizar seu itinerário da maneira que achar melhor e a melhor parte é que você não precisa agradar ninguém além de si mesmo. Quer acordar tarde e pular a visita ao museu? Bem, desfrute de um sono reparador, você prefere passar o dia todo na praia em vez de fazer compras na cidade? Vá em frente e pegue um bronzeado. Conclusão: você é livre para fazer o que quiser quando quiser. 

Conhecer muitas pessoas 

Se você decidir viajar sozinho, não precisa pensar que vai passar a viagem inteira acompanhado apenas da sua sombra, e pelo caminho você vai conhecer pessoas muito legais que poderão te acompanhar para comer, tomar uma cerveja, ou dar um passeio pela cidade. Na verdade, você nem imagina quantas pessoas irá conhecer! Você verá que há muitos no mesmo rolê que você. O importante é que você não se feche e esteja disposto a compartilhar com outros viajantes, bem como com os locais.

Reflita e melhore seu eu interior 

As viagens à la Julia Roberts em Eat Pray Love (Comer, Rezar, Amar de 2010) são perfeitas para passar um tempo sozinho e refletir sobre a vida enquanto descansa e relaxa. Além disso, cuidar de si mesmo durante a viagem o tornará mais forte e confiante em suas habilidades. Você terá a oportunidade de ampliar sua visão de mundo, crescer como pessoa e se testar em situações que nunca experimentou. Sem dúvida, isso o ajudará a crescer e a se conhecer melhor. 

Guarde as melhores lembranças 

Independentemente de decidir viajar sozinho ou acompanhado, pode ter a certeza que irá acumular as melhores memórias. Quando você viaja, pode viver mil e uma novas experiências, experimentar novos pratos, conhecer lugares incríveis e fazer amizade com pessoas tão “cool” que podem virar colegas para o resto da vida. Além disso, você nunca esquecerá como um lugar, uma experiência ou uma pessoa fez você se sentir. Então, vá em frente e arrume sua mala e saia e explore o mundo. 

Saia da sua zona de conforto 

Quando viajamos, somos obrigados a deixar de lado a família, mesmo que por um curto período, e sabemos que lidar com uma nova cultura, pessoas desconhecidas e muitas vezes um novo idioma é difícil. No entanto, você deve ver isso como uma oportunidade de crescimento pessoal e a melhor maneira de começar a ser mais independente e autoconfiante. 

Dicas para viajar sozinho 

Use aplicativos projetados para viajantes como você 

Atualmente, existem muitos aplicativos que vão salvar o seu dia quando você estiver viajando sozinho. Por exemplo, você não sabe onde você está? Use o Google Maps. Você está em um país onde sua língua nativa não é falada? Abra o Google Translate e traduza tudo o que eles dizem ou querem dizer. Quer ter a melhor acomodação e ao melhor preço? Faça check-in no Booking e compare preços. Ainda existem muitos aplicativos que você pode usar para câmbio de moedas, sistemas de transporte, rotas, etc… Se temos certeza de uma coisa, é que esses aplicativos facilitarão sua vida. 

Pesquise tudo sobre o lugar que você vai visitar 

Mesmo que você tenha decidido viajar sozinho, reserve um tempo para organizar sua viagem e conhecer o lugar que está prestes a visitar. Não seria ruim para você ter uma ideia, por exemplo, de como é a cultura, quais são os planos que melhor atendem aos seus interesses ou quanto dinheiro você precisa para cobrir todas as suas despesas. Porém, não é que você tenha que planejar tudo; Você também deve deixar espaço para planos espontâneos que surgem e para que seu destino o surpreenda. 

Traga cópias de seus documentos pessoais 

Você já deve ter ouvido a história de um amigo ou alguém próximo que perdeu o passaporte durante a viagem e teve que passar por uma odisséia para voltar ao seu país. Por isso, recomendamos que você carregue cópias de seus documentos – impressos e no celular – para que, caso perca os originais, tenha algo para apresentar às autoridades. Claro, certifique-se de manter seus documentos originais em segurança e, dependendo de onde você estiver hospedado, decida se deve carregá-los diariamente ou deixá-los na sua acomodação. 

Se sair à noite, deixe um bilhete no quarto ou na recepção 

Se você decidir sair para passear ou explorar a cidade à noite, é recomendável deixar um bilhete no quarto ou informar à recepcionista do hotel que você estará ausente por algumas horas. Dessa forma, se você não voltar no dia seguinte ou algo assim, eles saberão que algo provavelmente aconteceu com você e poderão alertar as autoridades se necessário. 

Seja amável 

Acredite ou não, ser gentil e sorrir para as pessoas pode abrir muitas portas para você. Durante sua viagem, você pode precisar pedir ajuda a alguém ou consultar algo. Portanto, ter uma atitude positiva e uma mente aberta tornará sua experiência mais enriquecedora. 

Aproveite sua viagem ao máximo 

Viajar é um dos maiores prazeres da vida; portanto, nossa última recomendação é que você aproveite ao máximo sua experiência. Saia, tire fotos, interaja com as pessoas, perca-se na cidade, coma pratos novos, faça algo pela primeira vez e construa as melhores memórias para quando voltar para casa, veja a vida de forma diferente e seja uma pessoa melhor. 

Agora que você conhece as vantagens de viajar sozinho e tem dicas para conhecer os melhores destinos por conta própria, atreva-se! Lá fora existe um mundo enorme por descobrir, mas há que se encorajar e sair da zona de conforto para que colecione memórias que o acompanharão para o resto da vida. 

Se surpreenda pelo passeio, pelo que vai ver e pelas pessoas que vai conhecer. No final, você se sentirá orgulhoso por ter ousado. Torne-se o protagonista daquelas frases inspiradoras que o convidam a viajar e, em alguns anos, conte a todas suas histórias e experiências pelo mundo.